quinta-feira, 3 de maio de 2007

1 Maio

Mais uma comemoração!!
Dia 1 de Maio, o dia Internacional do Trabalhador. Como tal, não trabalhei :)
Contudo houve quem o fizesse!!! Não me estou a referir a coisas sérias, mas sim a tradições, que vão sofrendo alterações ao longo dos anos, perdendo um pouco a piada pois por vezes vai um pouco para lá daquilo que se poderia considerar razoável.
Pois é, lá na terrinha como estamos em dia de Trabalhador, na madrugada de dia 1 de Maio os mais novos trabalham e não é nada pouco. Juntam-se em grupos, esperam que as pessoas se vão deitar e é vê-los percorrer as ruas e as casas da aldeia, esperando que alguém se tenha esquecido da tradição. O que vão eles fazer, podem perguntar? Pois bem, vão à procura das alfaias agrícolas ou outras ferramentas de trabalho. Há quem não durma a noite toda para guardar o que é seu e por vezes lá se houve um tiro mandado para o ar, para assustar os rapazes e algumas raparigas, que elas também vão.
Assim, e após uma árdua noite de trabalho é ver o resultado final no Largo da Igreja. Há anos melhores e outros piores, mas garantidamente há sempre alguma coisa no Largo.
O que vamos nós encontrar?
Então, carros de vaca, charruas, vasos com flores, bancos de jardim, material de construção (este ano montaram 2 paredes de tijolo lá na rua), enfim, tudo o que apanharem pela frente.
Depois, a última fase, ou seja, arrumar tudo como se fosse a montra de uma loja, tudo tem o seu lugar, a sua posição e tem que ficar apresentável para a população. Há que ter brio naquilo que se faz, não é verdade?
Finalmente, é ver os respectivos proprietários a dizer impropérios, pois, para alguns, mais uma vez, são obrigados a ir buscar as coisas ao Largo.
Para alguns é aborrecido, mas até tem a sua piada:)
Assim se passa mais um dia do trabalhador:)