sábado, 29 de setembro de 2007

Cumplicidades

Após a inspiração para o primeiro post, fiquei perdida. Afinal sobre o que queria eu escrever? Era certamente algo importante, ou de relevância suficiente para ser colocado aqui, mas por qualquer motivo, apagou-se, pelo menos a parte da inspiração.
Momentos conturbados é aquilo que estou a viver e de repente só me lembro de vários provérbios, ditados populares, qualquer coisa tipo: Não há fome que não dê em fartura; quem tudo quer tudo perde; e coisas assim do género. Muito elucidativo não?
Isto porquê? Não sei, pelo que vou ter de aguardar que a inspiração regresse de férias e depois poderei então explanar sobre o sentido da cumplicidade e como isso nos permite fazer loucuras ou sentirmo-nos bem com alguém ou com alguma situação.
Neste momento estou a atravessar um verdadeiro momento de preguicite e como tal trouxe o meu amiguinho, eh eh

Râguebi

Já lá vai algum tempo!! Quem me conhece sabe que isto é normal, ou estou numa de escrever, ou então é uma pasmaceira que só visto e até me esqueço de fazê-lo. Infelizmente ainda não se inventou um mecanismo que passe automaticamente os nossos monólogos para papel ou para qualquer outro meio como o computador.
Hoje espero escrever 2 posts. Porquê 2? Porque quero separar os assuntos de forma clara, quero dar a devida importância ao primeiro tema: a Selecção de Râguebi de Portugal.
Não sei como será daqui para a frente, uma vez que em Portugal não se pode falar de uma tradição de râguebi. Aliás, sempre foi considerado um desporto para quem tinhas posses, mas uma coisa é certa, fizeram história e isso é motivo para se destacar o jogo. Não estamos a falar de tipos que fazem disto a sua vida, estamos a falar de amadores. O que significa isto? Cada um tem a sua profissão ou ainda é estudante e digamos que nos seus tempos livres praticam um desporto que se chama râguebi. Se calhar dizer tempos livres será um pouco desonroso, porque o râguebi é um desporto muito exigente e como qualquer desporto exige tempo. Mas a questão é que, num momento em que só se vê o futebol como desporto, estes moços mostraram ao mundo, mas acima de tudo a Portugal, que quem corre por gosto não cansa. Em detrimento de alguns momentos com as suas famílias de alguma maior estabilidade profissional eles apostam neste desporto e são tão somente amadores. Não é nenhum desprezo, muito pelo contrário, é sim motivo de orgulho e muito. Não é porque são portugueses e chegaram a um campeonato mundial pela primeira vez. É porque são portugueses, são desportistas amadores, logo com parcos recursos financeiros (em termos de apoios, pois vai quase tudo para o futebol) e conseguiram a proeza MUNDIAL de serem a primeira equipa amadora de SEMPRE a participar numa fase final de um campeonato mundial da modalidade. Depois, claro, ainda tiveram a honra de jogar com os melhores (minha opinião pessoal) os All Blacks da Nova Zelândia.
Os resultados são secundários, a prestação essa é que conta, até porque ficaram conhecidos pela garra e pela simpatia que distribuíram por todos :)
Quando chegaram, muitos foram aqueles que os foram receber ao aeroporto, neste momento o tempo dirá o que vai acontecer. Será que vão obter mais apoios para a modalidade, vão ganhar condições, dignas desse nome para praticar a modalidade, ou vai simplesmente tudo cair no esquecimento. Infelizmente a memória da sociedade actual sofre de um problema, é muito curtinha.
Para não deixar cair no esquecimento, aqui ficam alguns momentos. A estreia de Portugal no mundial de râguebi 2007 contra a Escócia, e depois os momentos frente à Nova Zelândia.
Como tenho preguiça, ficam os links retirados do youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=Oi0l3bx3gOc (Hino no jogo Portugal- Escócia)
http://www.youtube.com/watch?v=M5UzydITL20 (Hinos + Haka Portugal- Nova Zelândia- 15/09/2007)
http://www.youtube.com/watch?v=zGZA9wrvf2Q&mode=related&search= (Haka)
http://www.youtube.com/watch?v=BWYNTcTjVwQ&mode=related&search= (Haka)