quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Nós Europeus"

Há alguns dias ia eu com o meu belo espírito da mula para o trabalho e não sei porque carga de água olhei para os outdoors dos partidos políticos, plantados bem à beira da estrada. Quem me conhece sabe bem que sou “apartidária”, pelo que aquilo que vou escrever não é de todo uma opinião política, mas sim uma reflexão e constatação de algo que considero ser pura e simplesmente óbvio.
Assim sendo e voltando algumas linhas atrás, lá ía eu quando dei de caras com os outdoors e quase corro o risco de acidente tal não é a estupidez que leio, pelo menos para mim é. Um dos outdoors de um dos partidos nacionais tem o seguinte slogan: “Nós Europeus”.
Deu-me vontade de rir, de chamar uma série de nomes, impropérios e afins às aves raras que idealizarem esta campanha e aos ainda mais raros espécimes que aprovaram a mesma, senão vejamos:
1- Portugal é um dos vários países que pertence a um continente que se chama Europa. Os habitantes deste continente são apelidados de EUROPEUS. Portanto, a não ser que o nome do continente Europa tenha sido alterado, sem que para tal se informassem, ou questionassem os seus habitantes, à imagem do que aconteceu em Portugal relativamente ao Acordo Ortográfico em que a lei obriga uma pessoa a deixar de falar uma língua que sempre conheceu, negando a evolução linguística, por motivos meramente políticos, continuamos a ser EUROPEUS, porque vivemos na EUROPA.
2- Para quem o argumento do continente ainda não foi suficientemente claro, podemos partir para um conceito ainda mais restrito que é o da União Europeia, que apenas engloba parte dos países que pertencem ao continente Europa, mas, mais uma vez não fomos tidos nem achados quanto ao nome da instituição e portanto é o que há. Deste modo e indo directamente ao que me trouxe a este ponto, Portugal é um dos países da União Europeia. Está certo que quando ingressámos nesta família no remoto ano de 1986, ainda se chamava CEE: Comunidade Económica Europeia (para quem não se lembra, ou nasceu já depois desta denominação). De qualquer modo pertencemos a esta família Europeia deste 1986 (23 anos), logo também por este prisma somos europeus há já alguns anitos, certo?
Agora vêm estes caramelos, fazer grandes outdoors a dizer “Nós Europeus”. Será que acham que somos burros, estúpidos, idiotas, ou estão de facto tão ocos, tão vazios, que não se conseguiram lembrar de mais nada? Será que pensam que descobriram a pólvora?
É isso!!!! Perdão, ocorreu-me agora que aquilo que de facto aconteceu foi que aqueles que inventaram e aprovaram esta campanha, descobriram agora que são europeus e que na realidade estão a informar todos os portugueses dessa sua descoberta e/ou constatação, caso prefiram. É uma justificação lógica não?
De facto só esta explicação consegue justificar-me tal afirmação, sem que para isso me sinta insultada.
No que a mim diz respeito, e, isto podia muito bem ser o ponto 3, pois ainda abordo uma esfera ainda mais restrita, ou seja: a minha. Quero com isto dizer que eu, mais uma dos milhões de cidadãos desta Europa e deste Portugal, nasci num país Europeu, seja por fazer parte do continente Europa, mas também por pertencer à União Europeia, logo, desde que nasci que sou Europeia, portanto sou confrontada com duas situações: a primeira em que me sinto envergonhada porque apenas em 2009, os políticos que pretendem representar os portugueses na Europa tenham descoberto que somos Europeus e a segunda em que penso positivo e em que agradeço a amabilidade de parte da classe política em querer informar os portugueses que eles FINALMENTE descobriram que são Europeus, daí nascendo o “Nós Europeus”.
Vamos votar em qual?