quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ontem foi um dia importante para alguns, para outros apenas mais um feriado.
No mundo algumas coisas aconteceram e recordei, pelo que me apetece escrever os tópicos para mais tarde recordar, que esta memória ( minha e a colectiva) já viu dias melhores.
Ontem foi a sepultar Boris Yeltsin, para quem acredita num mundo mais liberal e capitalista, ele foi uma lufada de ar fresco para a Rússia. Não haja dúvida que ele foi um bom estratega. A questão de gostar de beber vodka e dançar, era só um motivo para alegrar (ou não) as hostes.
Mais uma morte: 2 de Abril 2005, morreu o Papa João Paulo II. Este sim um verdadeiro líder. Impressionante como conseguiu um pouco de harmonia, ou de paz entre as diversas religiões. Não neguem, o homem era um poço de carisma e soube movimentar-se nestas esferas políticas, onde afinal acabamos todos enredados, mesmo sem querermos.
Zeca Afonso: a mística do 25 de Abril, poeta e cantor de intervenção. Marcou e contínua a marcar, embora as mais novas gerações já pouco saibam quem era e o que fazia. Viva o prazer de ler nas entrelinhas e não só, de ver a indignação, de ter coragem de gritar e chamar os bois pelos nomes (mesmo que de forma subtil). Pena continuarmos amordaçados. O poder ganhou força e agora a censura é outra, com outra força de "legitimidade" e mais cruel.
Selecção Nacional de Rugby: já está um pouco desactualizado mas acho que merece. Em Março de 2007 a selecção portuguesa de rugby garantiu, pela primeira vez na sua história, a presença no mundial da modalidade a realizar em França. Saliento o facto de estarmos a falar de uma equipa AMADORA, que vai estar jogar mano a mano com os profissionais de países conceituados na modalidade. Parabéns!!

Sem comentários: