domingo, 16 de março de 2008

Rio de Janeiro

A viagem: foi atribulado nos dois sentidos. Para lá, os funcionários da TAP estavam mais preocupados com o seu posto de trabalho e com o inspector que diziam ir a bordo, do que com a comodidade e satisfação dos clientes (passageiros), estragando a viagem das pessoas por causa da sua incapacidade de comunicar. Para cá, graças ao mau tempo em Lisboa houve atrasos na partida e como tal, atraso na chegada, tirando isso e contrapondo a equipa anterior estes funcionários foram impecáveis.
Nota: para voos intercontinentais a TAP deveria optar por ter cadeiras ligeiramente mais largas e com pelo menos mais 5 centímetros de distância entre bancos. Vem uma pessoa mais forte e fica literalmente presa entre as cadeiras. Mesmo sendo passageiros da classe económica, não deixam de ser passageiros e não deixam de pagar o seu bilhete, logo um pouco mais de consideração sobre o seu bem-estar era bem-vindo, mas isto sou só eu a divagar.

O tempo: magnífico!!!! Para quem vai do frio europeu para os 35º da América do Sul, não é preciso tecer grandes comentários. Certo que há muita humidade, que é o mais difícil de suportar, mas após uns dias habituamo-nos. Mau é mesmo regressarmos a Portugal com este frio e chuva. Não que não visse chuva por aquelas bandas, choveu, não foi pouco e fez estragos, felizmente não foi para os lados onde estive.

Impressões
As pessoas: como em Portugal, ele há pessoas pra todos os gostos: sorridentes, carrancudas, bem-educadas, mal-educadas, informais (maioria), formais, naturais, estrangeiros, é só escolher, lol!

As vistas: do mais variado, também para todos os gostos: pra turista ver e a realidade!

As favelas: há as famosas, normalmente pelos piores motivos, e as que só damos por elas porque passamos em frente, como aquela onde eu estava.

A floresta da Tijuca: encalhada ali no meio da cidade, um verdadeiro pulmão. Lufada de ar fresco e regalo para a vista de qualquer um. Quase intocada pelo Homem

Os sabores: há para todos os gostos: semelhantes aos nossos e outros completamente novos. Seria uma aventura gostosa descobrir a gastronomia do país, isso é que eram umas longas férias, lol!

Os locais: a imagem do país: diversidade de escolha: ilhas, praias, lagos, montanha, floresta, quintas, favelas, museus, estádios, e podia estar aqui o resto do tempo a mencionar cada um.

Os pontos turísticos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Corcovado, Copacabana e Leblon, Tijuca, Maracanã

Os pontos turísticos para locais: Nitéroi, Paquetá, Praia da Macumba, Quinta da Boavista, Lagoa Rodrigo de Freitas, Fortaleza de Santa Cruz, Igreja da Candelária, Praça Quinze, Palácio Tiradentes, Confeitaria Colombo (cara como o raio), Monumento dos Pracinhas, Biblioteca Cultura Portuguesa (não me lembro do nome correcto.

Bolas, ainda não me tinha apercebido da quantidade de coisas que consegui visitar e sei que me estou a esquecer de alguns locais!

Por exemplo um local que não é nada turístico: Itaipuaçu, mas que é lindo, mas lindo, magnífico, com uma costa fenomenal, mar com águas límpidas, areal que não acaba mais e lá ao longe o Rio de Janeiro :) Obrigada, adorei conhecer um cantinho tão saboroso como este.
Não poderia obviamente falar dos locais e deixar de lado o meu pouso nestes dias: Caju. Foi um local muito famoso no tempo do D. João VI, pois era na altura uma praia, mais especificamente a praia de banhos do nosso rei. Talvez por isso quando houve um vaga de emigração de portugueses para o Brasil, e estou a falar dos tugas da minha zona: Praia do Pedrógão e Vieira, estes tenham escolhido uma zona “real” para instalarem a sua comunidade piscatória, que até hoje se mantém, apesar das casinhas de madeira estarem reduzidas a 3 ou 4. De qualquer modo muitos são os descendentes que se mantiveram neste local, o que creio eu, ser também um dos motivos para este local ainda ser muito pacato:)
Há tanto mais para dizer, poderia falar da parte boa, mas também da parte menos boa, e sim houve momentos em que tive medo. Portugal é mesmo um cantinho sossegado.
Entretanto vêm as fotos:)

Sem comentários: