quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia S. Martinho

No S. Martinho prova-se o vinho!
Sim senhor, este ditado popular está muito bem pensado e não é que hoje é mesmo o Dia de S. Martinho? Espero que alguém se lembre de mim e me convide para ir experimentar uma bela de uma pinga:)
Nas aldeias ainda existe esta tradição, em que após o período das vindimas este é o dia para abrir uma pipa e experimentar o vinho novo. Cá em casa era o dia de provar a água-pé, que se acompanhava sempre de umas castanhas.
Sim, porque beber é bom, mas comer é ainda melhor :)
Lá vem este costume tão português, quando há bebes, há comes e vice-versa :) é um costume que me apraz imenso e no dia de S. Martinho o pessoal aproveita e faz o magusto. O que é isso de magusto? Mas estão a viver em que dimensão? É mais uma bela tradição em que se faz uma bela fogueirita para assar as castanhas, que de pois se “regam” com a pinga nova.
Na escola ainda hoje se comemora o Magusto, ma sem a água pé :) Já não são é permitidas comemorações como há muitos anos atrás, e que, sejamos sinceros era uma coisa digna de se ver :)
Na véspera arranjávamos um bocadinho de caruma e um saquito com meia dúzia de castanhas que os pais nos davam, se não havia dinheiro para comprar as castanhas, o que de facto acontecia com alguns meninos, as professoras levavam a mais e ninguém era excluído, todos levavam um saquito. Na minha terra o magusto fazia-se no campo da bola e lá ía a putalhada toda contente com o seu monte de caruma e as suas castanhas. Chegados ao campo da bola, as professoras, a empregada da escola, hoje auxiliar de educação, e mais algumas pessoas, que não me recordo se eram pais ou pessoas que gostavam de ver, juntavam a caruma, juntavam as castanhas e preparavam as coisas para se fazer a fogueira. À medida que se assavam as castanhas fazia-se a distribuição por todas as crianças e era uma festa :) Chegávamos a casa completamente “escravunçados”, ou se preferirem todos sujos com o carvão que se pegava às castanhas :) Eram mãos, caras, roupa, tudo tingido de preto :) Era uma alegria só, comíamos até não poder mais e aquelas eram as castanhas mais deliciosas que havia, tão docinhas :)
Agora já não se pode fazer fogueira que os meninos podem queimar-se. Cá para mim têm é medo que os miúdos se transformem em pirómanos, ou usem os colegas como tochas humanas, tudo é possível! As leis e regulamentos e o raio a sete estragaram o divertimento da coisa, proíbem as crianças de serem crianças e depois dizem que temos pequenos monstros ditadores! Não os criem! Deixem-nos viver este período tão curto!
O meu lado radical já me está a dizer: “vamos criar um movimento para reabilitar o Magusto!”. Loucura eu sei, porque para fazer este movimento em seguida teria de criar o movimento para reabilitar os carrinhos de rolamentos, o jogo do pião, a cabra cega, os castelos de areia na praia, as corridas de bicicleta, a infância, tanta coisa, que nunca mais daqui sairia.
E já agora, vocês, o que gostariam de reabilitar?

Sem comentários: