quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Muro de Berlim

Este textinho vai ser curtinho, prometo :)
A nossa sociedade é uma coisa incrível, fartamo-nos de inventar, assim todos os dias se celebra algo. Há dias para tudo e mais alguma coisa, sejam eles dias mundiais, europeus ou nacionais. Algumas são comemorações, ou lembranças que de facto merecem ser comemoradas e merecem toda a atenção do mundo, outras são um tanto mais fúteis, mas como parece ser moda, deixa andar.
É aqui que deixo a minha pequena lembrança dos dias que se passaram.
Dia 9 de Novembro de 2009, na Europa, pelo menos, comemoraram-se os 20 anos da queda do muro de Berlim. E o que foi o Muro de Berlim? Existe muita bibliografia relacionada com este assunto, mas assim em poucas linhas e através do meu olhar, o Muro de Berlim era um símbolo das consequências da II Guerra Mundial, do qual resultou o Pacto de Varsóvia e que acabou por dividir a Alemanha em República Federal e República Democrática. Durante décadas foi o símbolo das diferenças ideológicas, símbolo da Guerra Fria entre Estados Unidos/ NATO e URSS / Pacto de Varsóvia.
Muitas famílias foram desmembradas, separadas e quem tentasse passar o muro, que dividia não só a Alemanha, mas dividia também a própria cidade de Berlim, era morto a tiro. O Muro era mesmo um muro, uma divisão física, que culminava com um espaço cheio de rede e arame farpado, vigiada por soldados. Era vedado às pessoas e não podiam ultrapassar uma determinada distância, se a passassem considerava-se que estavam a tentar fugir, passar para o outro lado e isso por si só era uma sentença de morte, a ordem era atirar. Com a Perestroika, as alterações político-ideológicas que foram ocorrendo por toda a Europa de Leste no final da década de 80 do século XX , abriu-se caminho para a queda do muro. O dia 9 de Novembro ficou simbolicamente ligado à queda do Muro, sim porque o Muro não foi deitado abaixo num único dia e se formos a ver, ainda hoje há partes do muro em pé, sejam elas físicas ou apenas políticas, económicas ou sociais.
E aí está a unificação da cidade de Berlim 45 anos após o final da II Guerra Mundial e a unificação da Alemanha. E assim, surge a Alemanha que para muitos ainda é a Alemanha “unificada”. Quase parece um episódio saído de um qualquer romance, mas é a simplificação de um momento que ainda hoje mostra as suas marcas, para mais ler livros de História que falam sobre o assunto :). Por isso mesmo é importante recordar o que se passou, recordar e respeitar aqueles que morreram por tentar passar aquela barreira física e a coragem de outros que lutaram politicamente para que a mudança fosse possível.
Ena pá, já aqui vai um testamento e só falei de um dos dias:(

Sem comentários: