sexta-feira, 12 de março de 2010

Nasceu o Divagações

Há 3 anos e 1 mês atrás começou esta aventura de passar alguns pensamentos para a blogosfera em vez do meu livro de capa preta. Apercebo-me agora como o tempo passa rápido e como me parece que deixei de escrever com a frequência com que o fazia.
Mas não era sobre a frequência dos textos que queria falar, era mesmo do verdadeiro nascimento do Divagações. Começou lá bem longe em 1992, andava eu na secundária da Vieira, em plena adolescência, quando por brincadeira comecei a escrever uns pequenos “poemas”. Coloco a palavra poemas entre aspas pois na realidade não gosto de intitular de poemas esses meus textos. Sempre gostei mais de chamá-los prosa em meia linha. Quem lhes chamava poemas eram os meus colegas, tanto que a M. agarrava neles e conseguia declamá-los. Achava extraordinário o que ela fazia, pois eu que era a autora não conseguia dar-lhes aquela “pujança”.
É que eu quando escrevia estava a pensar em mais do que uma coisa e era possível fazer jogos entre as várias linhas, até porque a pontuação a isso o permitia. Em termos poéticos poderíamos dizer que são rimas brancas, mas na realidade para mim eram prosas.
Após escrever uma série de “prosas em meia linha” comecei a escrever pequenas prosas, vulgo texto :) Aí achei que seria uma boa ideia passar para um caderno as minhas ideias, para um dia mais tarde verificar a minha evolução na escrita, na forma de pensar e também para relembrar e sorrir :)
Assim, em 1993, o Divagações passou a constar num caderno A4 de capa preta. O nome esse surgir de um mero acaso, pensei apenas que deveria ter um título, mas o quê, uma vez que eram apenas divagações de juventude? Divagações, aí estava o nome :) Textos com maior ou menor frequência foram surgindo e como diria o F., esse caríssimo amigo italiano, escreve que está a sofrer e na altura em que nos cruzámos de facto eu escrevia com regularidade e sofria…
Finalmente a adesão ao espaço virtual, onde confesso, tenho estado um pouco ausente, mas os textos vão saindo com alguma cadência e assim espero manter, independentemente do vício criado por todas essas novas ferramentas, cada vez mais apuradas e com novas funcionalidades.
O loucas divagações (versão virtual) é uma colectânea de textos que vão surgindo com naturalidade, sem pressão de tempos, de temas, apenas submetido à minha vontade, aos meus humores e necessidade de expressar-me.
Aos seguidores, continuem desse lado, prometo que continuarei por aqui :)

Sem comentários: